O chocolate e a Páscoa: comendo com moderação tudo é permitido
- flatorres8
- 13 de abr. de 2017
- 3 min de leitura

Por Flavia Torres
É possível sim comer todos os tipos de alimentos disponíveis nesta época do ano. O importante é ter comedimento
Seria possível passar pela bacalhoada, vinho, almoços em família e os temidos ovos de chocolate e ainda manter a forma? “Devemos ter moderação em tudo o que consumimos na vida”, é o que recomenda a nutricionista Cristiane Krohling. Momentos em família ou com amigos devem ser agradáveis e sem estresse. Segundo a nutricionista, o consumo excessivo e descontrolado de chocolate, por exemplo, na Páscoa está diretamente ligado à questões comportamentais. Ou seja, pessoas ansiosas e que optam por seguir dietas altamente restritivas tendem a se descontrolar diante da enorme exposição e oferta deste alimento nesta época do ano. Não podemos colocar a culpa apenas na ocasião e sim verificar como estão os hábitos ao longo do ano.
A nutricionista Cristiane Krohling, que atua na linha da alimentação sem restrições desnecessárias e com equilíbrio, dá dicas para passar o feriado de bem com a comida e com a saúde:
- Um ovo de chocolate depois de aberto deve durar pelo menos 10 dias. Ir degustando aos poucos e deixar o chocolate derreter na boca é tudo de bom. Outra ideia é abri-lo com a casa cheia de convidados, daí todo mundo come um pouquinho e não pesa pra ninguém. Esse é o segredo: compartilhar!
- Precisa ser ovo Diet? Só se você for diabético ou se precisa controlar a glicemia.
- Ovo sem lactose é mais saudável? Esse produto só é necessário para quem é intolerante à lactose. E só! Retirar a lactose de um alimento não vai deixá-lo menos calórico nem mais saudável. - Os chocolates com teores de cacau superior a 60% são ótimas opções, pois a presença marcante do cacau pode trazer benefícios ao organismo. Lembrando que a moderação também precisa ser aplicada.
- Na alimentação devemos levar em consideração o prazer e a necessidade. É importante fazer a escolha e ser moderado.
- E a dica mais importante: manter a rotina de exercícios! Todo o açúcar ingerido pode virar aquela energia extra na atividade física. Só não vale ficar no sofá!
- A bacalhoada definitivamente não traz perigo a ninguém. Peixe, batatas, azeitonas e azeite são alimentos altamente nutritivos, saborosos e que podem estar presentes sem culpa na refeição.
- Bebidas alcoólicas em geral sempre devem ser consumidas com moderação. Quem optar por vinho, 1 ou 2 pequenas taças durante o almoço de Páscoa também não vão comprometer a saúde.
Sobre Cristiane Krohling: nutricionista graduada pela Universidade do Rio de Janeiro e pós-graduada em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho. Com diversos cursos de aperfeiçoamento na área esportiva, atua com os conceitos e práticas da nutrição comportamental. Adepta à alimentação de qualidade e com afeto,acredita que podemos ter uma alimentação saudável comendo todos os grupos alimentares de maneira equilibrada e com muito prazer. Algumas restrições específicas são aplicadas apenas para patologias diagnosticadas por médicos. A nutricionista resgata o ato de comer com felicidade, pois a afetividade envolvida na alimentação faz parte da nossa vida. Ela ajuda o paciente a encontrar equilíbrio na sua alimentação e aprender a fazer escolhas certas a partir do atendimento de Personal Diet. A proximidade e a dedicação proporcionadas por um atendimento personalizado contribuem muito para o sucesso de um plano alimentar. Ir até a casa do paciente, conversar, analisar e entender seus hábitos e preferências faz toda a diferença.
Contato para entrevistas:
Flavia Torres Comunicação fla.torres@uol.com.br
www.flaviatorrescomunicação.com.br

Comentários